Endocrinologia Pediátrica

Início/Endocrinologia Pediátrica
Endocrinologia Pediátrica2017-05-23T18:51:11+00:00

A Endocrinologia Pediátrica é uma área da pediatria muito procurada por pais que se preocupam com problemas hormonais e metabólicos de seus filhos. Desde a fase neonatal até a adolescência, a Endocrinologia é capaz de acompanhar e avaliar o desenvolvimento de doenças como Diabetes, Obesidade, Colesterol Alto, Puberdade Precoce, Alterações da Glândula Supra-Renal, Alterações da Glândula Tireoide, entre outros. É de extrema importância que haja o acompanhamento de um profissional especializado na área de Endocrinologia Pediátrica.

Confira as doenças mais comuns desta especialidade

Abaixo você tem uma breve descrição sobre cada uma das doenças dentro dessa especialidade. Informe-se!

Diabetes2017-04-04T18:41:08+00:00

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec volutpat, lacus quis facilisis consequat, felis turpis feugiat dui, eget convallis ipsum ex eget nunc.

Fonte: Ministério da Saúde – http://portalsaude.saude.gov.br

Obesidade2017-05-02T13:46:40+00:00

Esse é um problema que preocupa a população brasileira, pois de acordo com o IBGE, entre três crianças, uma sofre de obesidade. A obesidade é quando a criança está muito acima do peso ideal de acordo com sua idade e altura. O problema maior são as consequências desse quadro, que pode desenvolver doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão, além de depressão e baixa autoestima.

Colesterol Alto2017-05-02T13:48:57+00:00

O colesterol alto em crianças pode ter causas genéticas, mas o principal fator que influencia é uma alimentação inadequada combinada com a falta de atividade. O diagnóstico é obtido por meio de exame de sangue. Se constatado colesterol alto, é preciso que haja uma mudança nos hábitos alimentares e se necessário, o uso de medicamentos. O quadro pode ocorrer principalmente em crianças obesas.

Baixa Estatura2017-05-02T13:52:51+00:00

Uma das principais preocupações dos pais é a altura da criança. A melhor forma de descobrir se seu filho está tendo um crescimento de acordo com sua faixa etária é consultando um pediatra regularmente. Ele será capaz de perceber se seu filho está se desenvolvendo de acordo com o esperado e se não, quais são os fatores que provavelmente estão influenciando. Os pais devem se preocupar se outros problemas forem detectados como desnutrição, asma ou até mesmo hipotireoidismo.

Puberdade Precoce2017-05-02T13:54:46+00:00

A puberdade é quando o organismo começa a estimular os hormônios sexuais antes dos 8 anos em meninas e 9 anos em meninos. Isso pode causar nas meninas a primeira menstruação e o aparecimento das mamas, além do crescimento mais acelerado. Nos meninos, é possível perceber o aumento do volume dos testículos, o aparecimento de pelos pubianos, o crescimento da barba e aumento da estatura.

Alterações da Glândula Tireoide, entre outros2017-05-02T13:56:26+00:00

Ao contrário do que muitos pensam, a tireoide não é uma doença, mas sim uma glândula localizada no pescoço. O que causa as doenças é quando acontece uma alteração na glândula. O mais comum em crianças é o hipotireoidismo, que pode causar lentidão no metabolismo e prejudicar o desenvolvimento da criança. Os principais sintomas são cansaço excessivo, falta de apetite e dor de garganta recorrente.

Se seu filho apresenta algum sintoma ligado a essas doenças ou você deseja uma opinião médica sobre a saúde de seu filho, agende uma consulta conosco.

Ir ao Topo