Pediatria geral

Início/Pediatria geral
Pediatria geral2017-05-23T18:22:36+00:00

A Pediatria Geral é uma importante especialidade médica, pois é a que se dedica a assistir a criança em seu desenvolvimento de modo geral. Geralmente, são os Pediatras Gerais que encaminham a criança para um atendimento mais específico, se necessário. Você pode esperar em uma consulta de Pediatria geral as seguintes atividades: Exames físicos; Acompanhamento do desenvolvimento da criança; Tratamento e identificação de doenças, lesões e outros problemas relacionados à saúde da criança; Orientação aos pais sobre a saúde, nutrição e segurança da criança, Esclarecimento de dúvidas e inseguranças relacionadas com o desenvolvimento e crescimento da criança.

É de extrema importância que você leve seu filho regularmente ao pediatra, para que o médico possa acompanhar o desenvolvimento da criança em cada etapa de sua vida. Nossos profissionais de Pediatria Geral estão prontos para receber você e sua família e realizar um trabalho de excelência.

Confira as doenças mais comuns desta especialidade

Abaixo você tem uma breve descrição sobre cada uma das doenças dentro dessa especialidade. Informe-se!

Problemas com ganho de peso2017-04-27T23:43:24+00:00

Apesar de problemas com ganho de peso da criança não serem considerados isoladamente como uma doença, podem indicar outros problemas, como a malformação. Geralmente, os problemas de ganho de peso estão relacionados com a falta de apetite da criança. Porém, é importante que o diagnóstico seja feito pelo médico, que fará perguntas e se necessário, realizará exames físicos.

Anemia2017-04-27T23:44:14+00:00

A anemia infantil é geralmente causada pela deficiência de ferro no organismo. Os sintomas mais comuns são cansaço, palidez, perda de peso e problemas no crescimento. Para diagnosticar a anemia é necessário fazer exames de sangue e adequar os hábitos alimentares para repor os nutrientes necessários.  Uma forma de evitar a anemia é o aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida.

Alergias2017-04-27T23:45:04+00:00

A reação alérgica em crianças e até mesmo em adultos acontece quando o organismo entra em contato com uma substância e reage de forma negativa ou exagerada. Existem diversos tipos de alergias que podem afetar as crianças, dentre elas: alimentar, leite de vaca, rinite, dematite atópica, entre outras. Existem tratamentos para alergias e devem ser feitos com a orientação médica.

Refluxo Gastroesofágico2017-04-27T23:46:46+00:00

O refluxo é uma doença crônica e é muito comum em bebês, crianças e até mesmo em adultos. Acontece quando o ácido, assim como alimentos e líquidos, retornam do estômago para o esôfago. Geralmente, é referido como “golfada”, que acontece durante ou depois das mamadas. Quando esses retornos são excessivos, podem ocasionar problemas de desnutrição, respiratórios e até mesmo dores no abdômen.

Infecções nas vias aéreas superiores e inferiores (otites, resfriados, pneumonia, etc)2017-04-27T23:47:27+00:00

São as famosas otites, resfriados, pneumonia, entre outros e estão entre as doenças ligadas à infecção mais comuns na população. As crianças, assim como os idosos são os que mais sofrem com essas doenças. As infecções das vias superiores podem ocorrer por vírus e bactérias e os principais sintomas são tosse, dor de garganta e febre.

Constipação intestinal2017-04-27T23:48:11+00:00

Mais conhecida como “prisão de ventre”, a constipação intestinal pode ser causada por uma alimentação inadequada, geralmente pela falta de aleitamento materno ou pelo uso de leite artificial. Antes de incluir alimentos laxantes na alimentação do bebê ou até remédios para melhorar o desenvolvimento intestinal, é importante que os pais tenham um aconselhamento médico ao perceberem a dificuldade de evacuação do bebê ou da criança.

Diarreia2017-04-27T23:48:58+00:00

A diarreia é quando as fezes da criança estão mais pastosas que o normal. Isso pode ocorrer pela contaminação por vírus, bactérias ou até mesmo por um efeito colateral de um alimento ou antibiótico. É preciso observar quais outros sintomas acompanham a diarreia e relatar todos os dados para o médico, que poderá avaliar qual a causa específica para a diarreia na criança.

Obesidade2017-04-27T23:50:22+00:00

A obesidade infantil é uma das principais preocupações mundiais. Isso porque as crianças que estão acima do peso ideal para sua idade podem desenvolver doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão. Geralmente, a principal causa da obesidade infantil são os hábitos alimentares. Para reverter o quadro em crianças e adolescentes, é necessário realizar uma readequação alimentar ou fazer uso de remédios.

Amamentação2017-04-27T23:52:04+00:00

Existem diversos problemas que podem prejudicar a amamentação, como por exemplo: fissuras e rachaduras nos seios, ingurgitamento e mastite. O ideal é a mãe pedir o aconselhamento do ginecologista e do pediatra para verificar o que está impedindo a amamentação plena do bebê. Lembrando que o aleitamento materno é a principal fonte de alimentação do bebê até os seis meses de vida.

Problemas relacionados com o desenvolvimento e crescimento2017-04-27T23:53:07+00:00

Vários fatores influenciam no desenvolvimento e crescimento de uma criança e os que mais prejudicam são: anemia, alterações cardiológicas, infecções e alergia. Todos os meses, o pediatra que acompanha a criança verifica o padrão de crescimento da criança e essa orientação é fundamental para detectar problemas no desenvolvimento do seu filho.

Se seu filho apresenta algum sintoma ligado a essas doenças ou você deseja uma opinião médica sobre a saúde de seu filho, agende uma consulta conosco.

Ir ao Topo