A maioria das pessoas pensa que as doenças reumáticas são exclusividade da população adulta. De fato, muitas das condições ditas “reumáticas” são associadas a doenças degenerativas, como o desgaste de cartilagens, o enfraquecimento muscular e a perda de massa óssea. No entanto, existe um número grande de reumatismos que também pode afetar a população infantil. Essas doenças geram nas crianças sintomas semelhantes aos que afetam os adultos, como dor e rigidez nas articulações e, o que é pior, algumas doenças reumáticas podem gerar dano e limitação permanentes comprometendo o futuro do pequeno paciente.

Sinais de Alerta Gerais

Como dito anteriormente, a identificação precoce de doenças reumáticas na infância é fundamental para evitar seqüelas permanentes, por isso deve-se levar a criança para avaliação ao verificar a presença de certos sintomas ou sinais, que podem ser:

– Dor articular ou dor nas costas referidas de modo mais persistente
– Articulação acometida de aspecto alterado: presença de inchaço, calor e vermelhidão no local
– Dor persistente ao longo dos membros superiores ou inferiores
– Presença de febre por mais de três semanas
– Presença de perda de peso e atraso no crescimento
– Presença de prostração e cansaço, modificando o padrão normal de atividades da criança
– Presença de fraqueza muscular
– Presença de depressão
– Presença de queixas visuais
– Presença de limitação funcional, ou seja, a criança começa a mostrar incapacidade para tarefas do dia a dia que antes eram executados com facilidade, necessita de auxílio dos adultos, fica dependente da ajuda dos outros e restringe suas atividades. Por exemplo, necessita de auxílio para sair da cama pela manhã, para vestir-se, para subir/ descer escadas

Na presença dessas queixas, recomenda-se visitar o reumatopediatra o mais rápido possível , evitando adiar a consulta. Evitar usar medicamentos por conta própria.

Confira as doenças mais comuns desta especialidade

Abaixo você tem uma breve descrição sobre cada uma das doenças dentro dessa especialidade. Informe-se!

[fusion_faq filters=”no” featured_image=”” cats_slug=”reumatologia-pediatrica” exclude_cats=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /]

Se seu filho apresenta algum sintoma ligado a essas doenças ou você deseja uma opinião médica sobre a saúde de seu filho, agende uma consulta conosco.